O QUE É O MARKETING DIGITAL

computador capa 300x225 - O que é o Marketing Digital

Certamente o Marketing é uma das atividades mais importante de uma empresa. Através das técnicas de marketing é possível levar as pessoas até sua loja, e realizarem a compra.

O Marketing Digital compreende em atividades e estratégias de Marketing realizado em ambiente digital via internet.

São utilizados ferramentas, como redes sociais, e-mail marketing e sites para atingir o objetivo de aproximar as empresas de seus públicos, criando um estreito relacionamento com seus clientes.

Consiste em técnicas e estratégias de marketing aplicadas para a Internet, e também para os dispositivos móveis. São técnicas para promover produtos ou serviços de forma rápida, focando em atingir seus potenciais clientes de forma certeira.

É um conjunto de esforços ou atividades de marketing, executadas por uma empresa ou por uma pessoa física,  com o objetivo de atrair mais consumidores, se comunicar, e criar um relacionamento mais próximo e principalmente, construir sua identidade no mercado.

Dentre as suas principais estratégias estão o SEO , Inbound Marketing, e o Marketing de Conteúdo.internet marketing 1802610 1280 300x181 - O que é o Marketing Digital

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

 

MARKETING DIGITAL X MARKETING TRADICIONAL

O marketing digital tornou-se a principal opção das empresas que querem investir em comunicação uma vez que possui inúmeras vantagens sobre o marketing tradicional, permitindo ter um melhor ROI (Retorno sobre Investimento) nas campanhas online, comparado com as campanhas tradicionais. Outras vantagens…

– Comunicação e Interatividade

– Feedback do Consumidor

– Alcance Global

– Segmentação

– Competitividade

– Custo-benefício

– Métricas Online

– Oportunidades

– Atrai o público certo

No final da aplicação das estratégias de Marketing Digital, precisamos identificar se os resultados realmente foram eficazes. Para saber quais são as estratégias mais indicadas, e se elas realmente levarão ao caminho do sucesso, é imprescindível acompanhar as métricas e mensurá-las adequadamente.

Essas ferramentas são fundamentais na aplicação do Marketing Digital, porque mostram onde estão os acertos e os erros, o que precisa ser alterado, ajustado ou mantido.

As principais métricas de marketing que consideramos importantes para serem acompanhadas são:

ROI – Retorno Sobre Investimento

O ROI faz uma análise entre o valor gasto e o aumento das vendas, é uma das métricas mais importantes para avaliar. Com essa métrica, você consegue saber se o dinheiro aplicado nas campanhas foi bem aproveitado, bem como identificar o momento certo de aumentar o investimento, melhorando ainda mais o resultado.

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

O CAC relaciona os gastos com marketing digital e o número de clientes adquiridos, ou seja, ele mede os custos que cada novo cliente representa para você. Inclui todos os custos aplicadas nas estratégias de venda, desde os valores investidos em marketing até o custo fixo e variáveis, destas vendas.

MRR – Receita Mensal Recorrente

O MRR permite visualizar o crescimento da sua empresa em termos de receita a partir do faturamento mensal.

CPA – Custo Por Aquisição

O CPA é responsável pela geração de Lead. Trata-se da soma dos custos e os contatos adquiridos dentro de um período de tempo. Nas campanhas do Google Ads, o valor cobrado no CPA equivale às conversões de leads dentro do site.

CPL – Custo por Lead

O CPL avalia os custos para geração de um novo lead. O ideal é que o CPL seja o menor possível.

Ticket Médio

É aplicado sobre uma conta individualmente para identificar o quanto um cliente traz de receita média para a empresa. É uma métrica que ajuda a dimensionar e aplicar estratégias de venda.

LTV- Lifetime Value (LTV)

O LTV é uma métrica para avaliar o potencial de lucro de cada cliente para prever resultados. Ela analisa o histórico de venda de seus clientes, ou seja, desde que ele começou a solicitar serviços/produtos.

Taxa de conversão

A taxa de conversão reflete a qualquer uma das etapas que o visitante avança no funil de venda, desde o momento em que se torna lead até a efetivação da compra.

Visitas no site

O número total indica se as campanhas rodam devidamente, mesmo que não se convertam em leads. Já o número de visitas individuais mostra a quantidade específica de pessoas que acessa o site.

Também são métricas importantes para descobrir os conteúdos mais acessados.

Métricas de e-mail marketing

Há também métricas específicas para o email marketing. Elas incluem a taxa de abertura das mensagens e a taxa de clique nos links.